PRESTÍGIO III

CyberMonday: uma opção rentável?

27.11.2023
Cyber Monday

Depois da Black Friday, as marcas celebram hoje a Cyber Monday.

 

Além de ter uma menor popularidade, a segunda-feira seguinte à Black Friday, limitava-se geralmente apenas ao e-commerce, ou seja, às lojas virtuais. Esta data é conhecida por ser o dia que marca o final das promoções do mês de novembro. Mas nem todas as lojas aderem à Cyber Monday. 

Inicialmente, ao contrário da Black Friday, os descontos estavam disponíveis apenas online. No entanto, hoje em dia, os descontos online têm vindo a ser cada vez mais antecipados e podem durar todo o mês. Cada vez mais marcas apostam em promoções ao longo de toda a semana, conhecida como Cyber Week. 

Para incentivar as pessoas a fazerem compras na loja, as ofertas da Black Friday estão normalmente disponíveis apenas por um período muito limitado, enquanto as ofertas da Cyber Monday duram frequentemente mais de uma semana. Esta estratégia de marketing das marcas, após as vendas, ao criar diversas campanhas de descontos, apenas com produtos de algumas categorias e com valores de desconto variáveis. 

 

COMO SURGIU A CYBER MONDAY

A Cyber Monday foi criada em 2005, nos Estados Unidos, para assinalar a segunda-feira de volta ao trabalho, a seguir ao Dia de Ação de Graças e da Black Friday, quando os americanos começavam a fazer as suas compras de Natal. Esta data representava o acesso à internet, quando a tecnologia ainda não era acessível a todos e as compras eram feitas, maioritariamente, em lojas físicas. As marcas criaram este termo para incentivar as pessoas a comprarem online. Este dia tornou-se popular nos EUA e, hoje dia, é um sucesso de vendas mundialmente. 

 

CYBER MONDAY VCS BLACK FRIDAY

Tradicionalmente, a Black Friday refere-se a ofertas na loja, enquanto a Cyber Monday é dedicada apenas às compras online. Mas hoje em dia, a maior parte dos compradores da Black Friday preferem consultar os saldos online das suas marcas favoritas do que acordar de madrugada para esperar na fila da loja. Em resposta às tendências dos consumidores, todas as grandes marcas oferecem agora promoções tanto online como na loja. A Cyber Monday representa a última oportunidade de comprar produtos que não estiveram, anteriormente, com desconto.

 

DEVE ESPERAR PELA CYBER MONDAY?

Não deve esperar para fazer todas as suas compras de Natal na Cyber Monday. Uma vez que a maioria dos retalhistas revela as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday com vários dias e, por vezes, semanas de antecedência, há uma boa hipótese do artigo no seu carrinho estar esgotado quando chegar a Cyber Monday. Ou seja, poderá deixar passar acidentalmente os melhores negócios se esperar até à Cyber Monday para fazer compras. Mas tudo depende do que está à procura. A Black Friday oferece geralmente melhores ofertas em artigos de grande valor, como artigos de tecnologia. A Cyber Monday, por outro lado, é um dia melhor para poupar em roupas, acessórios e artigos de beleza. Não se esqueça que a maioria das lojas físicas estão abertas na Cyber Monday, por isso, se preferir fazer compras na loja, mas detestar as multidões da Black Friday, ir na Cyber Monday é a sua melhor aposta.

partilhar