Glossário

PRESTÍGIO III

Glossário

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Acordo financeiro em que uma instituição financeira, como um banco ou cooperativa de crédito, concede fundos a um mutuário em troca da promessa de que o montante emprestado será reembolsado com juros ao longo do tempo. O mutuário recebe uma quantia específica de dinheiro, denominada principal, e concorda em fazer pagamentos regulares, que incluem uma parte do principal e os juros sobre o montante em dívida.

Total de custos ou despesas associados a um empréstimo ou crédito, além do montante principal que foi emprestado. Estes custos podem incluir (mas não estão limitados a) juros, comissões, taxas administrativas, seguros e outros encargos relacionados com o processo de obtenção e manutenção do empréstimo. O encargo total de um empréstimo é a soma de todas essas despesas adicionais.

É uma taxa de referência amplamente utilizada no mercado financeiro europeu, sendo frequentemente utilizada como base para o cálculo das taxas de juro em empréstimos hipotecários, empréstimos pessoais, empréstimos para empresas e outros produtos financeiros. A EURIBOR é publicada diariamente em vários prazos, como 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses, para atender às diferentes necessidades do mercado financeiro. É importante para os mutuários compreenderem como a EURIBOR afeta as suas taxas de juro e as prestações de empréstimos indexados a esta taxa, uma vez que as flutuações na EURIBOR podem resultar em variações nos custos do empréstimo ao longo do tempo.